BLOGICAMENTE FALANDO – parte VII

Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(1)
Não nos cabe julgar os rumos da história. Não porque seja algo soberbo, não é isso não. Tal julgamento seria simplesmente irrelevante.

Desse grande latifúndio o que nos cabe, dentro de nossa capacidade e dos limites de nossa sinceridade, é avaliar alguns momentos da história ao mesmo tempo em que nos avaliamos enquanto pessoa, na condição de sujeitos, ativos ou passivos, de nosso devir nesse vale de lágrimas.

(2)
O mundo, a cada dia que passa, torna-se mais e mais um pesadelo. Um pesadelo parido de acordo com a medida de nossos utópicos sonhos desmedidos.

(3)
O tempo não é tudo na vida; entretanto, viver é uma questão de tempo. De mais a mais, saber usar o tempo, também, não é tudo; mas faz toda a diferença em nossa porca vida.

(4)
Pouco importa se somos revoltadinhos ou conformadinhos com isso ou aquilo. Esse tipo de conversa é coisa de bocó de mola. O que realmente interessa é que queiramos, sinceramente, conhecer a Verdade; que saibamos como procurá-La e, desse modo, possamos aprender o que fazer com a nossa porca vida a partir da luz que emana Dela e não mais nortear nossos passos pelas ignóbeis sombras que vicejam em torno dos hodiernos dias.

(5)
Só pra constar: Igreja não é lugar pra bater palmas, fazer gracejos e coisas do gênero. Palmas e gracejos, em seu devido lugar, têm o seu valor, porém, definitivamente, o seu lugar não é na Santa Missa.

(6)
Jesus, nosso Senhor, é o Pedagogo dos pedagogos. Com Ele aprendemos tudo o que é indispensável, inclusive Dele podemos aprender a melhor ensinar.

(7)
Enquanto Paulo Freire continuar sendo em nosso triste país uma referência venerada no quesito educação, iremos continuar à deriva, sem uma digna referência na matéria mencionada que nos permita não mais confundir o ato de educar com qualquer ato rasteiro e furibundo de doutrinação.

(*) professor e cronista.

Site: http://dartagnanzanela.webcindario.com/

Comentários